• #

Pesquisa e Extensão em Administração

 

Grupos de Pesquisa

 

Centro de Tecnologia e Gestão de Desenvolvimento Regional (CETEG). Coordenação: Profa. Dr. Kil Hyang Park ;

 

Família e Desenvolvimento Social e Sustentável.  Coordenação: Profa. Dra. Ana Barreiros de Carvalho;

 

Estudos e Pesquisas em Mercado, Estratégia, Gestão e Análise Regional (MEGA) . Coordenação: Prof. Dr. Hélio Ponce Cunha

 

Projetos de Pesquisa

 

Produtividade Territorial e Educação no Semiárido Baiano” (Resolução CONSEPE 112/2013). Coordenador: Prof. Dr. Reinaldo Santos Andrade.

Objetivo:  Aferir a correlação entre a produtividade territorial e os Índices de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) dos 258 municípios (388,3 mil km2, 6,3 milhões de habitantes) localizados no Semiárido Baiano a fim de identificar e mapear as parcelas territoriais mais competitivas e as mais carentes. O referido projeto é uma pequena parcela de outro, mais abrangente, que focaliza o conjunto de 1,2 mil municípios localizados na região do Semiárido.

 

Gestão Social Sustentável e as políticas de Apoio à família e à paternidade no Brasil no período 2014 a 2018” (Resolução CONSEPE 036/2018). Coordenador: Profa. Dra. Ana Barreiros Carvalho

Objetivo:  Entender, qualitativamente, como as políticas de apoio à família e à paternidade podem se constituir em uma estratégia de gestão social sustentável.

 

Controle Financeiro, Priorização dos Gastos e Endividamento Público do Estado da Bahia no Período 2007-2020”. Coordenador: Prof. Dr. Antônio Silva Magalhães Ribeiro

Objetivo: promover uma análise da evolução da situação financeira do Estado da Bahia entre os anos 2007-2020, tendo em vista a necessidade de se identificar, através de demonstrativos financeiros oficiais, a natureza dos problemas identificados nesse período os quais, em última instância, contribuíram para impactar de forma perversa a sociedade baiana, mais precisamente as camadas de baixa renda, na medida em que as dificuldades financeiras do setor público, em geral, obstaculizam o atendimento de suas demandas mais elementares.

.

 

Projetos de Extensão

 

Educação Financeira – Curso “ Finanças com Recursos Avançados em Excel”. Coordenador : Prof. Dr. Jorge Aliomar Barreiros Dantas,

 

Objetivo: Capacitar para a  solução dos problemas financeiros, na tomada de decisões de negócios e solução de problemas do cotidiano focalizando funções financeiras visando-se o aperfeiçoamento dos modelos matemáticos e financeiros, para trabalhar com tabelas e bancos de dados, para análise de viabilidade de projetos, elaboração de simulações e de cenários.

 

 

Gestão Social Sustentável e as políticas de Apoio à família e à paternidade no Brasil no período 2014 a 2018” (Resolução CONSEPE 036/2018). Coordenador: Profa. Dra. Ana Barreiros Carvalho

Objetivo:  Entender, qualitativamente, como as políticas de apoio à família e à paternidade podem se constituir em uma estratégia de gestão social sustentável. Trata-se de um projeto de Pesquisa e de Extensão.

 

 

Atividade empresarial júnior e apoio ao empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento econômico e social “ . Coordenadores: Prof. Dr. Hélio Ponce Cunha e Prof. Me. Fabiano Nascimento de Moura.

 

Objetivo: Este projeto visa capacitar e orientar membros da Adm Jr. UEFS para a execução de projetos de consultoria dirigidos à micro e pequenos empreendimentos de Feira de Santana e região. Pretende-se atingir diretamente 112 estudantes da Adm Jr, 800 participantes de eventos e 40 empreendimentos (123 trabalhadores). De início, os professores realizarão um diagnóstico sobre as necessidades de capacitação para em seguida realizarem capacitações nas áreas demandadas. Durante todo o projeto, serão prestadas orientações aos contratos e aos serviços prestados pela Adm Jr. . A cada semestre será realizado um evento para as comunidades interna e externa, com o objetivo de socializar as informações.

 

 

 

O Intraempreendedorismo - diagnóstico como estratégia de aprendizagem- intervenção orientada para resultados em instituições sem fins lucrativos no município de Feira de Santana e região” . Coordenação : Profa. Dra. Antônia Carlinda Cunha de Oliveira

 

Objetivo: Estabelecer uma articulação entre as bases teóricas e conceituais debatidas em sala de aula e as práticas de gestão nas organizações sem fins lucrativos na cidade de Feira de Santana e região. Em síntese, o programa se insere no contexto de ações voltadas a diagnosticar e interferir no processo gerencial das organizações sem fins lucrativos, com vistas ao desenvolvimento do intraempreendedorismo que se quer como proposta de renovação e melhoria da eficiência e dos resultados organizacionais.

Recomendar esta página via e-mail: